SQL Server: Completo e o melhor para 2016

Há alguns anos trabalho como instrutor dando aulas sobre SQL Server e durante todo esse tempo, sempre disse aos meus alunos: “Acreditem! SQL Server é a melhor e a mais completa plataforma de banco de dados”. Durante esse tempo, ficava tudo muito claro na percepção, mas faltava um reconhecimento “oficial” de alguma empresa ou estudo que garantisse o que eu dizia.

O fato é que desde o final do ano passado o reconhecimento tem chegado, primeiramente em outubro de 2015, quando divulgaram o Quadrante Mágico do Gartner sobre “Operational Database Management Systems” e o resultado foi surpreendente para os anti-Microsoft. Estamos no topo:

Gartner – Operational Database Management Systems

E agora em 2016 o ano não podia começar melhor para nós com a divulgação Quadrante Mágico do Gartner sobre “Business Intelligence and Analytics Platforms” posicionando a Microsoft como líder nesse segmento, passando muito a frente empresas que hoje são “líderes” só no pensamento!

Gartner – Business Intelligence and Analytics Platforms

O resultado desses quadrantes não é novidade para mim, sempre acreditei na plataforma Microsoft e não é por falta de conhecimento, pois já transitei por diversos bancos de dados como Oracle, IBM DB2 LWU, Progress Open Edge (que saudade de mexer nesse banco), Informix e MySQL. A verdade é que sempre vi na Microsoft uma plataforma única e completa que me atenderia bem em qualquer situação, fosse a construção de um simples banco de dados desde a montagem de relatórios complexos de BI, passando por cenários de alta disponibilidade, compressão, particionamento, criptografia e etc. A Microsoft desde o SQL Server 2005 se tornou uma empresa ágil em disponibilizar funcionalidades úteis e extremamente necessárias para o mercado, sem cobrar a mais por isso, simplesmente embutindo em sua plataforma o SQL Server.

2016 não poderia começar melhor com a Microsoft e o meu Flamengo querido voando pelos gramados! Espero que termine assim, com eles campeões!

E aos meus amigos Anti-Microsoft, parem com esse discurso “A Microsoft isso… O SQL Server aquilo…”, minha dica é: “Corram atrás do prejuízo, vocês ficaram para trás!”.

Esse ano promete ser de muitas oportunidades, com a crise que estamos vivendo no Brasil e tendo o SQL Server tão completo e robusto, com esses resultados divulgados pelo Gartner muitas portas que estavam fechadas agora se abriram!

Até a próxima pessoal!

Vithor da Silva e Silva | DBA SQL Server
vithor@vssti.com.br

Deixe uma resposta