SQL Server 2016 SP1 – Novas Features para Standard

Olá pessoal,

Hoje me deparei com um cliente que me acionou devido estarem com problemas na aplicação e há uma suposição de que o banco de dados possa ser um dos – o que sempre pensam – culpados.

Comecei a analisar o ambiente e me deparei com alguns cenários interessantes, como reduzir o tamanho das tabelas usando de compressão. Mas, não tinha me atentado há um fato: SQL Server 2014 Standard!

“Nuss”, temos um SQL Server 2014 Standard, como assim?! kkkkk

Este seria um “desespero” anteriormente, mas uma recente notícia agora pode ser uma esperança no fim do túnel, que é esta:

SQL Server 2016 Service Pack 1 (SP1) released !!!

Aparentemente é só um Service Pack qualquer, mas não! A Microsoft em 16/11/2016 simplesmente liberou diversas funcionalidades até então exclusivas no Enterprise, foi uma mudança drástica do que era uma licença Standard para o que se tornou após o SQL Server 2016 SP1!!!!

Sabendo disto, primeira coisa que estou sugerindo para este cliente é fazer um upgrade do SQL Server 2014 para o 2016 com Service Pack 1, com isto, como DBA terei diversos recursos que até então não eram possíveis de serem implementados no Standard. Confira abaixo, o que mudou:

SQL Server 2016 SP1 Features

Mais detalhes, você também pode conferir em https://www.microsoft.com/en-us/sql-server/sql-server-editions.

A mão já está coçando, para usar a compressão no SQL Server 2016 SP1 Standard.

E você o que gostaria de utilizar? Outra coisa, não seria este um bom motivo para convencer o seu chefe a migrar os bancos de dados para o SQL Server 2016? Se precisar de ajuda, só falar comigo.

Espero que ajude, não deixe de comentar e compartilhar com seus amigos!

Cordialmente,
Vithor da Silva e Silva | Consultor SQL Server e Power BI

Deixe uma resposta