SQL Server no Linux – Analisando Processos

Olá pessoal!

Já instalaram o SQL Server no Linux? Se sim, caso você seja um DBA que poucas vezes navegou pelo linux, possa estar um pouco perdido, correto?

Bem, meu objetivo neste artigo e nos próximos é te capacitar a conseguir analisar o sistema operacional linux, bem como, entender as ferramentas que nele existem para realização de troubleshooting.

Bem, hoje a primeira que irei introduzir é o comando top, que por definição é responsável por exibir os processos no sistema operacional.

Com certeza o top é uma ferramenta poderosíssima, mas para você que esteja iniciando, talvez ela seja também muito complexa. Então, apresento à você uma alternativa, com um pouco mais de gráficos e que irá lhe auxiliar no entendimento do funcionamento e desempenho do linux que é o comando htop.

O comando htop não é nativo no linux, ele é desenvolvido por esse caras da Hisham, onde você pode instalar da seguinte forma no CentOS 7:

  • Abrir o terminal do linux e digitar o seguinte comando para baixar o pacote de instalação:[root@heitor downloads]# wget https://dl.fedoraproject.org/pub/epel/7/x86_64/h/htop-2.0.2-1.el7.x86_64.rpm
  • Instalar o pacote RPM no linux:
    [root@heitor downloads]# rpm -ivh htop-2.0.2-1.el7.x86_64.rpm
  • Abrir o programa:
    [root@heitor downloads]# htop

Confira meu vídeo, onde falo um pouco mais sobre o uso da ferramenta e como instalar.

Espero que gostem, não deixem de compartilhar e curtir.

Abraço,
Vithor da Silva e Silva | Consultor SQL Server
vithor@vssti.com.br


SQL Server no Linux – Como Instalar?

Deixe uma resposta