SQL Server 2017 está chegando!

Olá pessoal,

A Microsoft fez hoje um anúncio histórico:

SQL Server 2017 Community Technology Preview 2.0 now available

É isso mesmo, a próxima versão de nosso querido SQL se chamará “SQL Server 2017” e já temos uma versão estável para testes, isso é um indicador de que estamos muito prestes a termos a versão oficial em breve, acredito que até o final do ano.

Todo mundo está olhando a noticia e se questionando, mas já? E o 2016?

Minha percepção, o SQL Server 2016 é excelente, mas a Microsoft não está se aguentando com a nova versão que possibilitará rodar o SQL Server no Linux! Isto é um grande avanço e a prova disso, está em algumas linhas da noticia de divulgação, veja:

“In addition to all these great new features we are excited to announce a world record in the TPC-H 1TB data warehousing workload (non-clustered). The benchmark was achieved with SQL Server 2017 on Red Hat Enterprise Linux and HPE Prolliant server hardware, beating SQL Server 2016 on the same hardware handily.

Resumindo: Os caras fizeram o teste de TPC-H em uma máquina com o SQL Server 2017 no Red Hat e rodou muito mais rápido que o 2016.

Ainda sobre o 2017, pelo artigo podemos extrair novidades como:

  • Resumable online index rebuild
  • Adaptive Query Processing
  • Interleaved execution
  • Batch mode adaptive joins
  • Python for analytics

É muita emoção, mas vamos lá aos estudos desta que promete ser uma das versões historicamente mais importantes da Microsoft, lembrando que a possibilidade de rodar o SQL Server em Linux abre um mercado até então nunca explorado e dominado pela Oracle, então, agora teremos muita demanda de migração e isso é excelente para nós consultores.

Sucesso pessoal, novidades acompanhem aqui no meu blog e a seguir alguns vídeos sobre as novidades:

Esses e outros vídeos você pode conferir em https://www.microsoft.com/en-us/sql-server/data-amp.

Não deixem de se inscrever em minhas páginas no Facebook e Youtube.

Vithor Silva | Consultor e Instrutor de SQL Server e Power BI
Microsoft Certified Trainer – MCT

Deixe uma resposta