Power BI – Erro “O seu departamento de TI desativou a inscrição”

Olá pessoal, tudo bem?

O problema

Hoje me deparei com o seguinte erro em um cliente que utilizava o Office 365:

“O seu departamento de TI desativou a inscrição do Microsoft Power BI”

Neste caso, o cliente não conseguia se inscrever no Power BI, mesmo que na licença free e fazer login no PowerBI Desktop ou no portal, sempre apresentava a mensagem acima.

A solução

Pesquisando um pouco no link “O Power BI para Office 365 foi desativado”, a Microsoft anuncia que o Portal de Administração dentro do Power BI foi desabilitado e deve ser utilizado via Office 365. Em contrapartida, na documentação “Não é possível adicionar o Power BI a uma assinatura de parceiro do Office 365”  a Microsoft desabilita que no Office 365 via parceiro os usuários utilizem o Power BI Free, sendo que para habilitar, precisa ser realizado um procedimento via PowerShell, para isso, seja um usuário administrador do Azure Active Directory no Office 365. Os seguinte comandos deverão ser realizados:

  1. Abrir o Microsoft Azure Active Directory Module for Windows Power Shell
  2. Digitar a seguinte sequência de comandos:

$msolcred = get-credential

connect-msolservice -credential $msolcred

Set-MsolCompanySettings -AllowAdHocSubscriptions $true

Com esses comandos, então você permitirá que os usuários no tenant do Office 365 tenham a possibilidade de utilizar a licença Power BI Free (que por padrão é desabilitada) em suas contas.

Vithor da Silva e Silva | Consultor e Instrutor | SQL Server e Power BI
vithor@vssti.com.br

Deixe uma resposta