Palestra: Comprei um SQL Server e agora?

No último sábado estive junto do SQL Server Espirito Santo Local Group onde estive apresentando o tema “Comprei um SQL Server e agora? Um mar de possibilidades!”

A apresentação trouxe esse tema que tinha por objetivo apresentar a comunidade local o que está embutido dentro do SQL Server Enterprise e algumas situação do Standard e que possibilitam desenvolver diversos projetos tecnológicos dentro das empresas. Muitas vezes, percebo que empresas adquirem ferramentas de terceiros sem saber que o SQL Server já faz a mesma solução igual ou melhor! Foi um sábado bastante proveitoso, pois nossos amigos participantes puderam tirar diversas dúvidas e conhecer funcionalidades que até então eram desconhecidas de existir no SQL Server.

Você pode conferir a apresentação aqui:

Soluções como o Master Data Services, Integration Services, Data Quality Services são normalmente subutilizado ou inexistentes de serem utilizados.

Além disso, depois do SQL Server 2014 a Microsoft tem possibilidade a utilização de inovações tecnológicas em relação a questão do In-memory! Imagina, você poder desenvolver um banco de dados todo em memória e com um desempenho incomparável em relação ao modelo “tradicional”, meu amigo, isso é o top do mercado atualmente, não abra mão de um banco de dados que oferece tal tipo de solução!

Em relação ao mundo de Analytics, nem se fala né? Polybase tá ai para ser usado por todos! Você poderá utilizar o T-SQL para fazer consultas em uma base de dados do hadoop! Além disso, você pode fazer uso de linguagens como o R e o Python para realizar advanced analytics.

Hoje, não tem como o SQL Server é incomparavelmente o melhor custo x beneficio, é fazer muito mais por muito menos, comparado ao Oracle e outros.

Como todos os nossos eventos, tivemos uma organização fantástica, a seguir, compartilho algumas fotos de como foi:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Foi um prazer participar deste evento, dividir o espaço com nossos amigos Fabricio Lima, Tiago Neves e Dirceu Resende. Estamos trabalhando, para criar uma comunidade de SQL Server e Power BI forte aqui no Espírito Santo, 2018 promete!

Agradeço os patrocinadores que mais uma vez fizeram a diferença, obrigado AX4B e Mindworks.

Vithor da Silva e Silva | Consultor e Instrutor | SQL Server e Power BI
vithor@vssti.com.br

Deixe uma resposta