Azure Analysis Services

Olá pessoal, tudo bem?

Há algum tempo tenho trabalhado implementando Power BI em clientes e realizando treinamentos para pessoas interessadas nesta solução.

É comum encontrar clientes interessados em ter uma solução interativa de visualização dos dados na empresa, ao mesmo tempo, são empresas que possuem inúmeros dados, espalhados em diversos bancos de dados, em alguns casos temos de milhões à bilhões de linhas para serem trabalhadas no Power BI.

É possível conectar o Power BI a um banco de dados SQL Server, Oracle, MySQL e outros diretamente? Sim, mas há um porém e seguir nessa “linha” pode gerar transtornos à um projeto de BI, pois vão contra as “boas práticas” de arquitetura. O que a Microsoft hoje recomenda como o “melhor” dos mundos?

Vejamos este cenário:

Podemos observar que entre o uso de soluções de BI, como o Power BI, temos uma camada chamada “BI Semantic Model” e qual ferramenta se encaixa como responsável por esta demanda? Analysis Services.

Se você já é cliente de SQL Server e tem o Standard ou Enterprise, vou te contar um segredo, esta solução já está lá e você nem precisa pagar a mais por isso. Agora, imagine que você é cliente de uma solução de banco de dados Oracle e não tem uma ferramenta analítica em sua empresa? Agora, você pode ter adquirindo no modelo de Platform as a Service (PaaS) este produto diretamente na nuvem da Microsoft.

Então o que é o Azure Analysis Services?

Construído com o mesmo mecanismo de análise do Microsoft SQL Server Analysis Services, o Azure Analysis Services oferece recursos de modelagem semântica de BI de nível empresarial com a escalabilidade, a flexibilidade e os benefícios de gerenciamento da nuvem. O Azure Analysis Services ajuda você a transformar dados complexos em insights acionáveis, alavancando assim as habilidades, ferramentas e dados que sua equipe tem hoje. Além de ser uma excelente forma de economizar dinheiro.

Assista o vídeo abaixo e entenda como você conseguiria trabalhar com mais de 2 bilhões de registros no PowerBI, instantaneamente!

Outro vídeo que você pode assistir é este abaixo (legendado em inglês):

Se você está analisando a possibilidade de construção de um projeto de Business Intelligence não deixe de estudar esta solução e utilizá-la em seu projeto, qualquer coisa, você também pode me chamar!

É isso ai, não deixe de compartilhar e comentar.

Cordialmente,

Vithor da Silva e Silva | Consultor SQL Server


Fontes

https://azure.microsoft.com/en-us/blog/introducing-azure-analysis-services-preview/

https://channel9.msdn.com/Shows/Azure-Friday/Introducing-Azure-Analysis-Services?ocid=player

https://azure.microsoft.com/pt-br/resources/videos/introducing-azure-analysis-services/

Deixe uma resposta